Antes do salvamento, o pequeno orangotango era criado como um animal doméstico. Ele viveu de uma forma que nenhum animal selvagem deveria experimentar, mas muitos deles são submetidos a isso.
Antes de ser sequestrada por caçadores, é provável que Lisa tenha testemunhado a morte de sua mãe. Ela tinha uma corda apertada amarrada em seu pescoço quando foi encontrada, assim como ferimentos na cabeça e no pescoço.
Lisa estava em mau estado. A alimentação inapropriada e os vermes intestinais fizeram-na inchar e ela estava muito perturbada, de acordo com o One Green Planet.
Desde então, o pequeno orangotango progrediu muito e passou pelo processo de reabilitação do IAR. Agora, Lisa finalmente está pronta para retornar ao seu habitat, na floresta.
“Ela desesperadamente merece uma segunda chance na vida e com a sua ajuda podemos lhe oferecer o maior presente de todos: a liberdade”, escreveu a equipe do IAR.
Depois de todos os obstáculos que superou, Lisa finalmente pode retornar para onde pertence: a natureza. Libertá-la em um parque protegido e monitorá-la por dois anos após a liberação custará à organização US$ 40 mil. No entanto, o IAR está confiante de que conseguirá a quantia com a ajuda de doações.