Vídeos de um orangotango aparentemente confuso, vagando pelo local desolado de uma mina de carvão na Indonésia, a poucos metros de escavadeiras, reacenderam a preocupação sobre o futuro dessa espécie criticamente ameaçada de extinção.
As imagens, gravadas no mês passado por um morador local e verificadas pela AFP, são da mesma província na ilha de Bornéu onde a Indonésia está construindo sua nova capital, um projeto que ambientalistas temem que colocará em risco os habitats dos animais na última grande floresta tropical da Ásia.
A Indonésia tem uma das maiores taxas de desmatamento do mundo, com a mineração de commodities sendo um dos principais motores, mas também é um dos únicos dois lugares no mundo onde ainda se encontram orangotangos, junto com a Malásia.
O vídeo, que viralizou nas redes sociais indonésias, mostra o orangotango macho vagando por uma ravina de areia marcada por rochas brancas e pretas, cavada em uma área ainda cercada por vegetação. “Os humanos às vezes são muito gananciosos. Espero que Deus não nos puna”, diz um dos comentários no vídeo, que acumulou dezenas de milhares de visualizações no YouTube e no TikTok.
Moradores locais, em um penhasco com vista para o local, filmaram o animal enquanto ele vagava a poucos metros de uma escavadeira que parecia alheia à sua presença.
Ahmad Baihaqi, que filmou as imagens, disse que um grupo de moradores estava observando a atividade na mina quando avistou o primata. “Eu me senti mal porque ele parecia tão confuso”, disse o motorista de 22 anos à AFP. “Ele estava sozinho e parecia perdido, não sabia para onde ir porque a floresta estava desaparecendo.”
O avistamento ocorreu em Kalimantan Oriental, onde a Indonésia está construindo sua nova capital, Nusantara, a um ritmo acelerado e com custos bilionários.
Habitat perturbado
Embora a mina de carvão esteja a nove horas de carro do local da construção, as imagens reacenderam dúvidas sobre as alegações do governo de que a atividade econômica na província não está afetando os animais ameaçados de extinção.
O ambientalista local Mappaselle, do Grupo de Trabalho Costeiro de Balikpapan, que como muitos indonésios usa apenas um nome, disse que o vídeo é uma evidência clara desse impacto.
O avistamento do orangotango “foi definitivamente porque seu habitat foi perturbado e está diminuindo”, afirmou.
“Nossa vida selvagem ameaçada pode entrar em extinção”, alertou o ambientalista. “É uma riqueza natural dada por Deus a nós na Terra. Se a vida selvagem desaparecer, os humanos falharam em nossa missão de proteger a natureza.”
A AFP identificou o local como pertencente à empresa privada de mineração de carvão Kaltim Prima Coal (KPC), subsidiária da Bumi Resources, a maior produtora de carvão térmico da Indonésia.
O ministério do meio ambiente da Indonésia e a Kaltim Prima Coal não responderam imediatamente a um pedido de comentário da AFP.
Baihaqi disse que espera que as imagens impactantes façam as pessoas refletirem sobre os custos da destruição ambiental.
“Espero que possamos reabilitar nossas florestas, ou pelo menos proteger nossa vida selvagem”, disse ele à AFP. “Esse animal está quase extinto, é raro vê-lo hoje em dia.”