EnglishEspañolPortuguês

Orangotango com dedo fraturado é resgatado em plantação de palma

23 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Um orangotango encontrado em uma plantação de palmeiras na Indonésia foi resgatado e devolvido ao seu habitat. Ele foi salvo pela organização conservacionista International Animal Rescue (IAR). Batizado de “Boncel”, o animal é um simbolo da vulnerabilidade que a espécie enfrenta com a destruição dos habitats para a indústria de óleo de palma.

“Bolcel” tem aproximadamente 40 anos e foi encontrado em uma plantação da ilha de Bórneu com quatro outros orangotangos no início de agosto. Os animais encontrados com Bolcel foram realocados rapidamente, mas ele precisou de cuidados especiais. Além de estressado, ele estava com ferimentos leves e uma fratura no dedo.

Para resgatar o orangotango adulto foram utilizados dardos tranquilizantes. Ele foi colocado em uma gaiola e transportado para um centro de tratamento. A libertação de “Bolcel” ocorreu pouco tempo depois do resgate dos orangotangos Samson e Boboy, que viviam aprisionados em pequenas jaulas em um parque de diversões.

Estima-se que apenas cerca de 100.000 orangotangos de Bornéu sejam deixados na natureza, de acordo com o World Wildlife Fund, com a população caindo em mais de 50% nos últimos 60 anos.

Os animais sofreram com a caça, bem como com a destruição do habitat devido à exploração madeireira em grande escala e substituição de florestas por culturas de rendimento, como o óleo de palma.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo