Por Marcela Couto (da Redação)
Uma baleia-corcunda jovem está vagando pela costa do Havaí com uma corda gigantesca enroscada por todo o corpo. Especialistas em vida marinha estão tentando resgatar o animal desde terça-feira (1).
“O enroscamento ameaça a vida do animal,” disse Ed Lyman, diretor responsável do Santuário Marinho Nacional de Baleias-Corcundas do Havaí. “A corda está dentro da boca e enrolada no corpo. É amarela, sintética e muito pesada, dificultando seriamente a mobilidade do animal”.
Um dispositivo localizador foi preso na corda na terça-feira, quando uma operação de resgate falhou devido a uma agitação extrema nas águas.
“Se a baleia ficar próxima e o tempo colaborar, podemos montar uma nova operação em breve,” disse Lyman.
O especialista estima que a baleia esteja enroscada em cerca de 120 a 150 m de corda. O animal tem por volta de 3 anos e 10 metros de comprimento.
Os esforços para salvar a baleia começaram na terça-feira, quando a baleia foi avistada e passou a ser monitorada por barcos e helicópteros do santuário.
A operação é extremamente delicada, já que os barcos não podem chegar muito perto do animal, pois a corda pode enroscar no motor.
O santuário marinho, criado em 1992 para proteger as baleias-corcundas em seu habitat, fica entre as principais ilhas do Havaí.
Com informações de Los Angeles Times