(da Redação)
Há duas semanas, a Polícia Militar de Meio Ambiente, durante patrulhamento no bairro Ribeirão Bonito em Camanducaia, avistou uma gaiola dependurada numa propriedade. Os militares realizaram contato com a proprietária do terreno e vistoriaram o imóvel.
Durante a fiscalização, foram localizados cinco pássaros da fauna silvestre presos em gaiolas, sendo três Pássaros pretos, um Tico-tico rei e um Canário da terra. Em continuidade as buscas, os militares localizaram em um guarda roupas 01 revólver calibre .32, 01 Garrucha calibre .36. e 13 munições intactas.
Questionada sobre as armas e munições e os pássaros silvestres encontrados a senhora declarou que pertencem ao seu marido e não possuem o registros. Dos fatos, os animais foram resgatadas e encaminhados ao IBAMA de Pouso Alegre. As armas de fogo e munições foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Camanducaia. O autor não foi encontrado.
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.