EnglishEspañolPortuguês

TODA VIDA IMPORTA

Operação resgata cães ilhados em áreas alagadas por cheia no Amapá

28 de maio de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: PMLJ | Divulgação

Além dos prejuízos à saúde e economia dos moradores, a cheia do Rio Jari, que atinge mais de 4,3 mil famílias há dois meses, também impacta na vida de animais domésticos em Laranjal do Jari, a maior cidade do sul do Amapá. Uma mobilização de órgãos de Defesa Civil, assistência e voluntários atuou no resgate de cães que ficaram ou foram deixados em áreas alagadas.

Foto: PMLJ | Divulgação

Intitulada “Resgata Pet”, a operação retirou 67 cães de residências que foram desocupadas por causa dos alagamentos e de locais de risco para os animais, onde eles não podiam se alimentar.

Foto: PMLJ | Divulgação

A força-tarefa acontece desde quinta-feira (26) e teve apoio das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros (CBM), Exército Brasileiro e das ONGs “Anjos de Quatro Patas” e “Amor de Bicho”.

Foto: PMLJ | Divulgação

Após a captura dos pets das regiões que sofrem com a enchente, os cães foram levados a um abrigo provisório construído para sejam cuidados em um ambiente adequado.

Foto: PMLJ | Divulgação

O secretário de Saúde de Laranjal do Jari, Marcel Jandson Menezes, ressaltou que a operação deve ter continuidade em outros dias, já que não há previsão para que as inundações cessem no município.

Foto: PMLJ | Divulgação

“Estamos nessa mobilização junto com as associações de Laranjal do Jari, junto com as ONGs. Conseguimos construir um abrigo provisório para os animais e agora a gente está com essa força-tarefa para resgatar o maior número de animais possíveis hoje e no decorrer dessa semana”, disse.

Cheia do Rio Jari

Na quarta-feira (25), as águas do Rio Jari atingiram a marca de 3,34 metros, o maior nível dos últimos 10 anos. A Defesa Civil já registrou 4.362 famílias atingidas em 10 bairros na área urbana da cidade e em 17 comunidades rurais.

Foto: PMLJ | Divulgação

A inundação em Laranjal do Jari ocorre desde a segunda quinzena de março. No município vizinho, Vitória do Jari, a cheia do rio que banha a região Sul do Amapá também gera consequências aos moradores.

Foto: PMLJ | Divulgação

Ambos os municípios receberam R$ 4,3 milhões da Defesa Civil Nacional em abril. A maior parte do montante foi destinada a Laranjal do Jari (R$ 2,3 milhões), para a compra de cestas básicas, kits de dormitório e de limpeza e combustível.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo