EnglishEspañolPortuguês

Operação resgata animais selvagens nativos em Uberaba (MG)

20 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Enerson Cleiton
Enerson Cleiton

Operação conjunta da Polícia Militar de Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), chamada “Triangulo de Prata”,resgatou, ontem (19), animais nativos, munições e alçapões em Uberaba. Segundo o chefe de Fiscalização de Fauna da Semad, Daniel Colen, a operação foi realizada no Triângulo Mineiro e, em Uberaba, foram presos R.J.B, 51 anos, e F.C.A.P., 59 anos.
“Essa operação, denominada ‘Triângulo de Prata’, tem o intuito de coibir ilícitos que identificamos no sistema de gestão de criação de passeriformes, que é a criação amadorista de fauna, de pássaros nativos. Identificamos, via sistema, que criadores estavam ilícitos na região do Triângulo Mineiro. Durante as ações, além de identificarmos animais com as anilhas (sistema utilizado para identificar pássaros) fraudadas, adulteradas e falsificadas, atendemos a denúncias cadastradas no nosso sistema estadual e fizemos apreensões consideráveis”, explicou.
Colen ressaltou que, em Uberaba, duas pessoas foram presas em ocorrências diferentes. De acordo com o chefe de Fiscalização, uma das ocorrências aconteceu no Residencial Estados Unidos e foram resgatados aves das espécimes Canário da Terra, Trinca Ferro, Papagaio Verdadeiro e Tigre D’água, totalizando 10 animais. “Em média, foram encontrados sete indivíduos na operação toda. Praticando desde porte ilegal de apetrechos que impliquem na caça até a questão da falsificação de selo público, das anilhas. Alguns alegaram que não tinham conhecimento, outros capturam os animais na natureza de forma ilegal, com intuito de criar os animais, e desconhecem a legislação, e algumas pessoas disseram que receberam esses animais, via sistema, alegando que as anilhas já vieram falsificadas”, completou.
Fonte: Jornal de Uberaba
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo