No último fim de semana, foram resgatados diversos pássaros mantidos em cativeiros e gaiolas na cidade de São Gonçalo dos Campos. A operação que contou com a participação da ambientalista Telma Lobão e policiais do 4º Pelotão da 57ª CIPM, conseguiu libertar diversas aves da fauna brasileira, entre elas um papagaio.
“Todas estas aves estão na lista nacional de extinção do IBAMA; isso que eu vi aqui é um absurdo, animais mantidos aprisionados nestas condições” afirmou Telma.
A investigação começou no início da semana, sendo levantados os pontos onde se encontravam a maior quantidade de aves, e ontem foi concluída. No total, a PM soltou 79 aves e destruiu todas as gaiolas, além de descobrir um local onde funcionava uma fábrica clandestina de gaiolas, no Povoado da Cruz. Lá foram encontradas madeiras cortadas e arames já em processo de fabricação. Todo o material foi incinerado.
“Ninguém foi preso no momento, porque entendemos que o objetivo primordial era devolver à natureza o maior número possível de aves . Conduzi-los à delegacia demoraria muito e causaria estresse aos animais. Entretanto existem fotografias e imagens que serão apresentadas como prova do crime ambiental num relatório que será encaminhado ao Ministério Público “, declarou o tenente Laerte Vieira, comandante da operação.
As informações e fotos são da 57ª CIPM.
Fonte: Rádio do Povo