Uma pessoa foi presa e cerca de 30 armas foram apreendidas durante uma operação da Polícia Civil em cidades da região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, durante o fim de semana. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em dez municípios da região, desmantelando a estrutura de caça da região. Além das armas, também foram apreendidos mil cartuchos de diversos calibres, silenciadores e miras telescópicas.
A Operação Artemis começou na madrugada da sexta-feira (24) e terminou no começo da tarde de ontem. Foram vistoriadas 50 casas e estabelecimentos comerciais, e abordadas 125 pessoas. Cinquenta armas de fogo – espingardas, rifles, carabinas, revólveres, pistolas, garruchas e até uma espingarda de pressão – foram encontradas, e 29 delas apreendidas por falta de documentação.
Também foram apreendidos 15 quilos de carne de paca, uma pele de sucuri e uma paca empalhada,além de cinco quilos de chumbo, 319 gramas de pólvora, redes de pesca, armadilhas e facões. Os dez municípios onde existia posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo e munições para caça foram identificados por meio de um trabalho de inteligência policial, desenvolvido pelo 4º Batalhão de Polícia Ambiental (4º BPAmb).
Com base nos levantamentos policiais, foram solicitados aos juízes das comarcas de São José do Rio Preto, Catanduva, Urupês e Olímpia mandados de busca e apreensão que abrangiam também os municípios de Guapiaçu, Uchoa, Bady Bassit, Ibirá, Potirendaba e Embaúba, visando desmantelar a estrutura de caça predatória naquela região.
Fonte: Estadão