Um matadouro clandestino de suínos em Muaná, no arquipélago paraense do Marajó, foi interditado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de uma operação coordenada pela Promotoria de Justiça da cidade e divulgada nesta segunda-feira (14/04).
Os agentes e técnicos flagraram no local, que fica na região conhecida como “Ponte de “Ita”, os animais em condições totalmente insalubres, com sangue e dejetos despejados diretamente no rio que passa pela área.
“Os animais eram transportados em uma balsa, sem qualquer tipo de documentação, e a carne seria comercializada na cidade”, relatou o MPPA.
Diante dos crimes, o promotor de Justiça Luiz Gustavo Quadros, prendeu duas pessoas em flagrante. Elas foram levadas à delegacia para os procedimentos legais. Os responsáveis deverão responder por crimes de maus-tratos a animais, poluição ambiental, transporte irregular de animais e crimes contra as relações de consumo.
A operação buscou combater práticas ilegais que colocam em risco a segurança sanitária e ambiental da região. O Ministério Público continua a acompanhar o caso e informou que adotará todas as medidas legais para garantir a responsabilização dos envolvidos e evitar novas ocorrências.