Uma operação global contra redes de tráfico de vida selvagem e florestal, coordenada conjuntamente pela Interpol e pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), resgatou quase 20 mil animais vivos, todos de espécies ameaçadas ou protegidas. Realizada de 11 de novembro a 6 de dezembro de 2024, a Operação Thunder 2024, como foi batizada, reuniu autoridades policiais, alfandegárias, de controle de fronteiras, florestais e de vida selvagem de 138 países e regiões.
Em comunicado, a Interpol relatou que 365 suspeitos foram presos e 6 redes criminosas transnacionais suspeitas de traficar animais e plantas protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) foram identificadas.
As autoridades também investigaram atividades online e encontraram suspeitos usando vários perfis e contas vinculadas em plataformas de mídia social e mercados para expandir seu alcance. Mais de 100 empresas envolvidas foram detectadas.
De animais a plantas
Os animais vivos resgatados incluem felinos, pássaros, pangolins, primatas e répteis. Eles, destacam as organizações, são traficados ilegalmente para atender a demandas específicas do mercado, seja para alimentação, benefícios medicinais percebidos, itens de “luxo” ou para fins de estimação e competição.
As autoridades também apreenderam centenas de milhares de partes e derivados de animais protegidos, árvores, plantas, vida marinha e artrópodes. Os casos envolvendo madeira foram os mais significativos.
“Redes de crime organizado estão lucrando com a demanda por plantas e animais raros, explorando a natureza para alimentar a ganância humana. Isso tem consequências de longo alcance: provoca perda de biodiversidade, destrói comunidades, contribui para as mudanças climáticas e até alimenta conflitos e instabilidade”.
— Valdecy Urquiza, secretário geral da Interpol.
Ian Saunders, secretário geral da OMA, acrescentou: “A Operação Thunder continua a lançar luz sobre um crime que muitas vezes não é uma prioridade para os agentes da lei. Por meio de nossos esforços conjuntos, estabelecemos mecanismos de cooperação que facilitam a troca de informações e inteligência, e refinamos nossas estratégias de execução”.
Confira os resgates mais significativos:
Indonésia: 134 toneladas de madeira foram enviadas para a Ásia via frete marítimo.
Quênia: 41 toneladas de madeira exótica enviadas para a Ásia via frete marítimo.
Nigéria: 4.472 kg de escamas de pangolins
Turquia: 6.500 pássaros canoros vivos foram descobertos durante uma inspeção de veículo na fronteira com a Síria.
Índia: 5.193 tartarugas ornamentais de orelhas vermelhas vivas escondidas em malas de passageiros que chegaram da Malásia no Aeroporto de Chennai.
Peru: 3.700 plantas protegidas interceptadas na rota do Equador.
Catar: 8 chifres de rinoceronte encontrados na bagagem de um suspeito durante o trânsito de Moçambique para a Tailândia.
Estados Unidos: 1 tonelada de pepinos-do-mar contrabandeada da Nicarágua.
Hong Kong: 973 kg de barbatanas de tubarão secas originárias do Marrocos apreendidas no aeroporto.
República Tcheca: 8 tigres, com idades entre dois meses e dois anos, foram descobertos em um suposto centro de criação ilegal.
Indonésia: 846 pedaços de pele reticulada de píton, a maior espécie de cobra do mundo, escondidos a bordo de um navio.
Fonte: Um Só Planeta