EnglishEspañolPortuguês

Operação em Santa Catarina recupera 150 aves

18 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma grande variedade de espécies de pássaros – de cardeais vermelhos, pixoxós e bicudos, ameaçados de extinção, a coleirinhas (papa-capim), sabiás e tiés-sangue – foi apreendida em Joinville (SC). Ao todo foram 150 pássaros. Foram lavrados dois autos de infração e as multas chegaram a R$ 131,5 mil.

Um dos infratores era um criador habilitado no Sistema de Cadastro de Criadores de Passeriformes (o Sispass do Ibama) e o outro mantinha cerca de 30 pássaros de rinha (canários). Ambos foram autuados em flagrante por cometerem crimes ambientais.

Foto: s/c

Segundo Jorge Gotardo Waterkemper, agente ambiental federal, eles mantinham em cativeiro aves da fauna silvestre e vinham sendo monitorados pelo Ibama há seis meses. 

Além de perder a licença para criar pássaros, os dois vão responder, na Justiça Federal, pelos crimes cometidos. De acordo com a lei federal 9.605/98, praticar qualquer ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos (nativos ou exóticos) pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de pagamento de multa.

Se ocorrer morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço do tempo de prisão. Neste caso, os pássaros apreendidos foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Rio Vermelho, em Florianópolis.

Fonte: EPTV.com



Você viu?

Ir para o topo