Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) concluída na noite de quinta-feira (3) terminou com cinco suspeitos de tráfico de animais presos no sudoeste da Bahia. Os animais seriam comercializados em feiras de cidades litorâneas. Também foram apreendidos três computadores e resgatadas 207 aves.
Alguns animais foram localizados em um depósito. O responsável pelo crime fugiu, segundo a Polícia Militar, que também integrou a ação. Os trabalhos aconteceram em Poções, Jequié, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Milagres, Itatim e Santo Estevão.
Os nomes dos suspeitos (todos detidos em Poções) não foram divulgados. Eles foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil da cidade. Também foram aplicadas multas de R$ 256 mil.
“Pedimos à população que não compre animais silvestres porque, agindo assim, estarão dilacerando a nossa fauna e contribuindo para a sobrevivência do comércio e tráfico de animais silvestres, além de estarem sujeitos às punições na forma da lei”, afirmou o coordenador de fiscalização do Ibama de Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes da Luz.
Todos os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista. Depois do período de quarentena, eles serão devolvidos à natureza.
Fonte: Terra