Uma operação desencadeada pelo Batalhão de Polícia Ambiental realizada na tarde de ontem (29), por volta das 16h em São Luís, apreendeu em estado de comercialização clandestina 18 pássaros silvestres. Oito pessoas que comercializavam os pássaros foram conduzidas a Delegacia de Meio Ambiente, notificadas e advertidas na legislação de crime ambiental.
A fiscalização que visa combater crimes ambientais aconteceu nos bairros do Coroadinho e Vila Luizão, onde há conhecimento de venda “livre” de pássaros. Pipira Azul, Trinta Ferro, Bigode, Xexéu, Curió, foram algumas das espécies apreendidas. Várias gaiolas chegavam a ter até cinco filhotes juntos.
Os 18 animais resgatados serão encaminhados ao centro de triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os que possuírem condições para retornarem a natureza serão soltos, e os demais permanecerão até que se recuperem e possam retornar ao seu habitat.
As operações de combate a comercialização ou tráfico de animais silvestres realizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental continuaram em pontos específicos de vendas ilegais em São Luís.
A Polícia Ambiental desenvolverá uma campanha de entrega voluntária de pássaros, assim os donos que não possuem autorização pelo IBAMA para criar os animais silvestres, poderão devolvê-los sem passagem pela polícia.
Fonte: Badauê Online