EnglishEspañolPortuguês

Operação contra tráfico apreende mais de 800 animais na Paraíba

1 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
No primeiro dia da operação diversas aves foram soltas no Sertão da Paraíba Foto: Reprodução

O Ibama divulgou nesta terça-feira (31) o resultado da Operação Via Ápia, realizada desde o dia 17 de janeiro para combater o cativeiro, comércio e tráfico de animais silvestres em todo o País. Somente na Paraíba, 854 animais foram apreendidos, entre os quais cinco papagaios e cinco primatas de espécies constantemente listadas entre as mais ameaçadas de extinção. Também foram aplicados R$ 476 mil em multas no estado.

A operação, que faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) do órgão, abrangeu 60 municípios na Paraíba, nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú e Brejo. Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS) na Paraíba, onde recebem cuidados, avaliação e tratamento veterinário. De acordo com o Ibama, foram apuradas denúncias de crimes contra a fauna em localidades ao longo das rodovias federais do estado. No total, 45 autos de infração foram lavrados pela equipe de fiscalização.

No primeiro dia da operação, os agentes ambientais federais do Ibama realizaram a soltura, no Sertão Paraibano, de 200 aves apreendidas em 2011 que foram consideradas aptas à vida livre pela equipe do CETAS.

“O grande número de animais apreendidos e de autos de infração lavrados demonstra que os ilícitos envolvendo animais silvestres precisam continuar a ser combatidos com vigor no estado. Além da crueldade com que os animais são retirados da natureza […], o tráfico de animais silvestres prejudica a biodiversidade, o equilíbrio e a qualidade ambiental dos ecossistemas, e assim, toda a coletividade.”, diz um trecho da nota enviada pelo órgão.

Estimativas apontam que, de cada 10 animais retirados da natureza pelos traficantes de animais, apenas um sobrevive até chegar ao ‘consumidor’, devido aos maus-tratos a que são submetidos.

Fonte: NE10

Você viu?

Ir para o topo