EnglishEspañolPortuguês

Operação apreende pássaros e armas no Parque da Taquara (RJ)

15 de junho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Baixada Fácil

O Batalhão Florestal e de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBIO) /APA Petrópolis e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, no RJ, apreendeu pássaros silvestres, espingardas de caça, um revolver calibre 32, trabucos e muita munição, além de redes e alçapões. A blitz ocorreu na última sexta-feira, 10 de junho, no Parque Natural Municipal da Taquara, no terceiro distrito, atendendo denúncias de frequentadores. O secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, que participou do início da operação, disse que a fiscalização será constante.

Por volta das 10h, cerca de 10 agentes florestais estaduais, municipais e federais iniciaram a operação no parque que tem uma área de 200 mil metros quadrados e estava sendo ocupada por caçadores, que chamara a atenção dos freqüentadores. Durante a fiscalização em um sítio, foi encontrado um depósito com mais de dez gaiolas e pássaros silvestres, muitos em extinção e aparentando maus-tratos. O caseiro foi identificado e posteriormente será chamado para depor na Polícia Federal.

Em outro sítio, foi encontrada uma espingarda de caça, trabucos e grande quantidade de munição. Apesar das buscas, o dono do sítio não foi localizado.

Os agentes foram procurados durante a operação por um casal de caseiros que entregou aos policiais uma espingarda de caça que pertenceria ao dono do sítio. A arma, junto com as outras apreensões, foi levada para a delegacia da Polícia federal de Petrópolis.

Em outro sítio localizado no Parque foram encontrados uma espingarda, um revólver calibre 32, munição, redes de caça e pássaros engaiolados. No local, a polícia encontrou a documentação de um suspeito, de nome Paulo, que tomava conta do sítio e será chamado para depor no inquérito aberto por crimes ambientais previstos na Lei Federal 9605/98.

Além do secretário Samuel Maia participaram da operação o chefe da fiscalização da APA Petrópolis (ICMBIO), Josimárcio Campos de Azevedo, PMs do Batalhão Florestal comandados pelo tenente Arildo e o diretor do Parque da Taquara, Marlos Campos e sua equipe de agentes ambientais.

Fonte: Baixada Fácil

Você viu?

Ir para o topo