Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreenderam 350 quilos de carne de animais silvestres, na região dos municípios de Assis Brasil e Brasiléia (AC). A apreensão ocorreu durante a Operação Rios Federais, realizada no período de 27 de fevereiro a 5 de março. Quatro suspeitos foram autuados.
No total, foram apreendidos nove jacarés, quatro capivaras e três pacas. Haviam ainda dois jabutis vivos que serão devolvidos à natureza. Junto com os suspeitos, foi encontrado material de pesca e duas armas de fogo.
De acordo com o superintendente do Ibama no Acre, Diogo Selhorst, a fiscalização ocorreu no Rio Acre, uma vez que o principal objetivo da operação era garantir o cumprimento do período de defeso (época em que a pesca fica proibida para permitir a reprodução de espécies). No entanto, os fiscais acabaram apreendendo uma grande quantidade de carne de caça. Selhorst explica que a caça só é permitida na zona rural para subsistência.
“Neste caso, foi apreendida uma grande quantidade de carne de caça que provavelmente seria revendida e comercializada na cidade. Nós sabemos que em todos os municípios do Acre têm essa caça predatória, mas estamos em cima e não permitimos. O que nos surpreendeu, foi o local em que foram apreendidos, pois é muito comum esse tipo de apreensão em Cruzeiro do Sul, mas nesse caso foi na região de Brasiléia e Assis Brasil”, ressalta.
Quatro pessoas foram flagradas transportando a carne, porém, uma fugiu. O suspeito que fugiu, segundo o Ibama, já foi autuado anteriormente pela mesma infração, o que caracteriza que isto vem ocorrendo com frequência na região.
A carne dos animais abatidos foi destruída. Três multas foram aplicadas aos quatro suspeitos, cada uma no valor de R$3 mil, totalizando R$9 mil. De acordo com o Ibama, as ações de fiscalização serão intensificadas na região com o objetivo de manter o equilíbrio ecológico e cumprimento da lei.
Fonte: G1