Uma operação conjunta entre Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu, na tarde de quinta-feira (03), 276 pássaros silvestres numa residência no bairro Montese.
Os fiscais chegaram ao local após o Ibama receber denúncia anônima pela central gratuita 0800 61 80 800800 61 80 80. Foram recolhidos 198 canários e 78 espécies diversas, incluindo algumas ameaçadas de extinção (como “patativa chorona”, “pintor verdadeiro” e “gaturama guriatã”). Nenhum bicho tinha registro junto ao Ibama.
O tutor das aves foi identificado como sendo Dirley Benevides Nogueira, 34. Ele foi autuado em flagrante por cativeiro irregular de pássaro silvestre e não quis conversar com O POVO. Mas não foi preso. Poderá responder ao processo em liberdade. Mas pagará multa e, ao fim das investigações, pode ser detido.
Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama e chefe da operação, Miller Holanda, há indícios de que os animais eram fornecidos para rinhas. Por cada pássaro, Dirley pagará multa de, pelo menos, R$ 500.
Fonte: Jornal de Hoje