Após os devastadores deslizamentos de terra em Querala, na Índia, no início desta semana, o governo local estabeleceu uma sala de controle 24 horas para resgatar animais domésticos.
ONGs pelos direitos animais, como a Humane Society International (HSI) Índia, forneceram ajuda emergencial a centenas de animais presos nos locais. O deslizamento de terra, que tirou a vida de cerca de 200 pessoas, também deixou centenas de animais presos, feridos, sem alimentos e precisando de atenção médica.
“Muitos animais na área estão em risco. Agora estamos fornecendo alívio emergencial crítico para eles com o apoio do departamento de Pecuária e especialistas da Universidade de Ciências Veterinárias e Animais de Kerala”, disse Praveen Suresh, gerente de preparação, resposta e alívio de desastres da HSI em entrevista ao The Hindu.
A HSI Índia implantou sua equipe de preparação, resposta e alívio de desastres no local para ajudar nos esforços de socorro, que incluem distribuição de ração, suprimentos médicos, água e materiais para abrigos para os animais.
A operação de socorro, que começou na noite de 31 de julho com o apoio de 10 voluntários, forneceu alimentos e medicamentos para bois e vacas feridas e desidratadas. Muitos cães também foram resgatados, disse Suresh. “Havia mais de 350 cabeças de gado na área antes do deslizamento de terra, mas agora, a maioria está desaparecida”, acrescentou.
As operações serão estendidas nos próximos dias para fornecer ajuda a mais animais.
“A extensão da destruição causada pelos deslizamentos de terra é algo que não esperávamos ver. Estamos trabalhando 24 horas por dia para fornecer alívio a todos os animais que precisam”, finalizou.