EnglishEspañolPortuguês

GUERRA

ONGs internacioais enfrentam dificuldades para ajudar animais na Ucrânia

9 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bogdan Baraghin/Four Paws

Organizações que lutam em defesa dos direitos animais afirmam estar tendo extrema dificuldade logística para enviar ajuda para os animais que estão em situação de vulnerabilidade na Ucrânia. A organização romena Pet Voyage tem tentando auxiliar no resgate de cães e gatos pela fronteira, mas não consegue entrar no território ucraniano em segurança em razão dos bombardeios cada vez mais intensos. A ONG já acolheu 20 gatos e está estudando uma estratégia para levar 70 cães que estão em risco para a Romênia.

Um porta-voz da organização, identificado apenas como Cristian, explica que, apesar da romantização feita pela imprensa e outros países, a situação é crítica. “Não podemos ir para a Ucrânia, porque nossas vans são lentas e os russos atiram em qualquer carro civil. Só podemos ajudar da fronteira ou, na melhor das hipóteses, ir até Cernauti [no lado ucraniano, não muito longe da fronteira] para resgatar. A situação é desesperadora. Recebo mensagens diárias, mas, infelizmente, não podemos ajudar”, disse, angustiado.

Foto: Bogdan Baraghin/Four Paws

Ele disse ainda que o seu maior desejo é que o conflito chegue ao fim e os animais possam finalmente receber o cuidado que precisam. Cristian pontua que a sensação de impotência é insuportável, mas, que, por ora, não há nada a ser feito até que os bombardeios sejam reduzidos. “Há muitos animais que precisam desesperadamente de comida e temos que encontrar uma maneira de enviar. Sinto muito por todos os animais deixados para trás, mas não sei, talvez os russos parem em breve, pelo menos espero que parem, desejo”, aspirou o ativista.

Uma das organizações que conseguiu manter suas atividades na Ucrânia é a Four Paws, que conseguiu reforços com ativistas da Bulgária, Romênia e Moldávia. A ONG forneceu 1,5 tonelada de ração seca para cães a um abrigo em Vinnytsia, no centro da Ucrânia. A entrega ajudará a alimentar cerca de 320 cães alojados no abrigo e em outro local por cerca de um mês. Os voluntários da Four Paws conseguiram arrecadar também vacinas, microchips e medicamentos. Apesar das dificuldades, a organização está ajudando da melhor forma possível.

Foto: Bogdan Baraghin/Four Paws

A ativista Hannah Baker, chefe de comunicações da Four Paws, afirma que todos estão felizes por trazer um pouco de ajuda para os animais. “Esta entrega é um grande alívio, pois os dois abrigos estavam começando a ficar sem comida e o número de cães infelizmente está aumentando dia após dia devido a mais pessoas fugindo e deixando seus animais de estimação para trás. A equipe continuará o importante trabalho de tratar, castrar e vacinar animais de rua na Ucrânia assim que for seguro fazê-lo novamente”, finalizou.

    Você viu?

    Ir para o topo