Integrantes de ONGs de proteção aos animais e apoiadores independentes da causa formalizaram ontem, junto à Promotoria do Meio Ambiente de Juiz de Fora (MG), uma denúncia contra o Canil Municipal da cidade. Na ocasião, o grupo apresentou fotos e vídeos que, segundo eles, demonstram que o local estaria infringindo normas ambientais, com incidência na prática do crime de maus-tratos contra animais. No local, foi protocolado um documento que será enviado para análise do promotor público. O grupo reivindica a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a abertura uma ação civil pública e a suspensão provisória do serviço de recolhimento de animais.
Segundo a secretária da Sociedade dos Amigos Protetores dos Animais e do Meio Ambiente (Sapa), Meyre Moreira, integrantes de ONGs que constantemente visitam o local presenciaram animais sendo mantidos em condições insalubres.
No documento, o grupo afirma que não é adotado qualquer critério técnico para assegurar a convivência entre as espécies. Cães doentes estariam convivendo com os sadios e animais bravos, disputando espaço com os mansos. Além disso, os protetores informaram que os cães estariam apresentando sintomas visíveis de doenças e muitos estariam machucados, não recebendo a devida assistência médica.
Segundo a veterinária responsável pelo canil, Liza Ramos Nery, são recolhidos cerca de seis animais por dia, na maioria das vezes, em condições precárias e, por isso, muitos apresentam ferimentos e moléstias. “Priorizamos o recolhimento de animais abandonados e atropelados, filhotes, cães de grande porte ou com ‘potencial de ataque’. Essas são as principais demandas.” Ela afirma, porém, que os animais ficam devidamente divididos, e que o órgão tem controle de todos os que morrem, são doados ou adotados, dados que são divulgados em relatórios anuais. Na semana passada, a Prefeitura divulgou que, em três meses, mais de 140 animais foram submetidos ao procedimento de eutanásia no Canil Municipal. Atualmente, o local mantém mais de 400 cães e dois cavalos.
Fonte: Tribuna de Minas