EnglishEspañolPortuguês

DESCASO

ONGs abrem processo contra o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA por falhar em proteger lobos-cinzentos ameaçados

Em diversos estados do país a caça desses lobos é completamente liberada, incluindo atropelamentos, diminuindo significativamente a espécie

11 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Musicaline | Wikimedia Commons

Uma coalizão de ONGs entrou com uma ação judicial contra o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS) por se recusar a conceder proteções da Lei de Espécies Ameaçadas (ESA) ao lobo-cinzento, em violação à ESA.

Há três anos, essa coalizão—Animal Wellness Action, o Center for a Humane Economy, Project Coyote, Kettle Range Conservation Group, Footloose Montana e Gallatin Wildlife Association—junto com dezenas de outras ONGs, apresentou uma petição ao FWS solicitando proteções federais da ESA para os lobos cinzentos no oeste dos Estados Unidos.

Apesar da constatação inicial do FWS de que listar o lobo-cinzento sob a ESA “pode ser justificado”, a agência inexplicavelmente mudou de posição mais de dois anos depois, ao decidir que a espécie não tem direito à proteção.

“Uma ‘guerra moderna contra os lobos’ tem sido travada em terras públicas e privadas em todo o oeste dos Estados Unidos desde cerca de 2021,” disse Kate Chupka Schultz, advogada sênior da Animal Wellness Action e do Center for a Humane Economy. “Desde então, os estados das Montanhas Rochosas têm liberalizado a matança legal de lobos e também removeram a discricionariedade de suas agências de pesca e vida selvagem, permitindo que legisladores ajam livremente e desencadeiem campanhas implacáveis para matar lobos de todas as maneiras possíveis.”

Além disso, as taxas de caça amadora parecem estar aumentando no Noroeste do Pacífico, e é provável que a caça não relatada e não descoberta esteja ocorrendo em taxas igualmente astronômicas no restante das Montanhas Rochosas.

Os estados de Idaho, Montana e Wyoming têm executado planos para reduzir suas populações de lobos ao mínimo sob o pretexto de que estão cumprindo suas responsabilidades de manter populações viáveis. Em grandes partes desses estados, lobos podem ser mortos em qualquer dia do ano e em qualquer quantidade.

Duas vezes mais armadilhas de lobos foram vendidas na temporadas de 2021-2022 em Idaho do que na temporada de 2017-2018. Também é legal nesses estados que cidadãos atropelem lobos com snowmobiles, um tipo de moto de neve, em uma manifestação de ódio absoluto aos lobos, como no caso do caçador de Wyoming, que atropelou um lobo, o capturou e exibiu num bar local para depois matá-lo.

“Permitir que os lobos permaneçam fora da lista de espécies protegidas colocará ainda mais em perigo a sustentabilidade deles como espécie. Acreditamos nos biólogos de vida selvagem que dizem que provavelmente há estimativas de população incorretas ou manipuladas de lobos [em Montana] que superestimam seus números através do uso do Modelo de Ocupação de Patches Integrado,” disse Jessica Karjala, diretora executiva da Footloose Montana. “Acreditamos que a existência continuada dos lobos continuará a ser ameaçada até que eles sejam listados.”

Infelizmente, isso não é apenas um problema das Montanhas Rochosas do Norte. A perseguição de lobos nos estados das Montanhas Rochosas do Norte terá efeitos indiretos em outras populações de lobos cinzentos e nos ecossistemas que eles habitam em outras partes do oeste dos Estados Unidos.

    Você viu?

    Ir para o topo