A ONG Santuário Amor e Respeito Animal (ARA), localizada em Brotas, São Paulo, deu início à “Operação Queimadas” no dia 24 de agosto passado, em resposta à grave seca que atinge o interior do estado. O período de estiagem, considerado o pior dos últimos anos, tem facilitado a propagação de incêndios, muitas vezes causados por ações criminosas, que já devastaram extensas áreas de floresta.
A ARA está atuando no resgate e assistência de animais vítimas desses incêndios, oferecendo cuidados veterinários e alimentação. “Criamos diversas ‘praças de alimentação’ nas áreas afetadas pelo fogo. Escolhemos locais próximos a córregos e nascentes, e três vezes por semana levamos frutas, milho e ovos para os animais”, explica Alex Parente, presidente da ONG.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, a organização iniciou o plantio de árvores frutíferas nas áreas atingidas. Até o momento, mais de 50 mudas de espécies como pitanga, uvaia, manga, amora e ameixa já foram plantadas. “Esse trabalho será mantido até o início das chuvas, previsto para a primeira quinzena de novembro”, acrescenta Parente.
A ação é conduzida por uma equipe composta por profissionais especializados, incluindo veterinários e biólogos, que orientam as atividades de socorro e recuperação ambiental.