Quando Katie Walton, da ONG Katie’s Wildlife Rescue, recebeu uma ligação sobre um ninho com filhotes de ouriço em perigo nas proximidades, a resgatadora foi imediatamente ao local.
O ninho continha uma mãe ouriço e seus cinco filhotes. Segundo Walton, o número de ouriços está diminuindo no Reino Unido, onde sua organização está localizada. Cinco filhotes de ouriço é um número impressionante em comparação com os habituais um a três que Walton normalmente encontra em um ninho.
“Fiquei chocada ao saber [deles] e impressionada com a quantidade”, disse Walton em entrevista ao The Dodo.
A família de ouriços foi perturbada por um gato que vivia perto do ninho. Quando Walton chegou, os moradores da casa já haviam removido a mães e os filhotes da área perigosa.
Walton colocou cuidadosamente cada ouriço em um balde. Empilhados uns sobre os outros e cobertos por pequenos galhos, os ouriços eram quase indistinguíveis de um balde cheio de detritos do quintal.
Walton levou a família para um local seguro para realizar um exame de saúde. Os ouriços foram, eventualmente, transferidos para uma grande área de recuperação, onde se alimentaram felizes várias vezes ao dia enquanto continuavam a se recuperar e crescer.
Pouco mais de um mês depois, os ouriços estavam prontos para serem soltos na natureza.
Ao observar os animais voltando lentamente para o ambiente selvagem, Walton sentiu uma enorme sensação de satisfação. “Foi incrível vê-los finalmente voltarem para a natureza, onde pertencem”, disse Walton. “[Foi] um privilégio poder cuidar deles e devolvê-los à natureza.”