A ONG holandesa de bem-estar animal Stichting AAP resgatou com sucesso 12 leões de um circo francês. O grupo incluía um macho, duas fêmeas e nove filhotes. Os leões foram transportados para o santuário da organização na Espanha para cuidados e reabilitação.
O resgate segue a proibição francesa, promulgada em dezembro de 2023, de criar animais selvagens em circos. “Os filhotes provavelmente nasceram em cativeiro neste verão, violando a lei”, disse Peter de Haan, porta-voz da Stichting AAP. “As apresentações não eram mais permitidas, deixando os animais confinados em trailers de circo semana após semana.”
Esforços iniciais para retirar os leões, duas semanas antes, foram malsucedidos devido à resistência dos funcionários do circo. “O circo tem um poder significativo, e a polícia se retirou, deixando a situação insegura para nós”, explicou De Haan.
Uma segunda tentativa, coordenada com as autoridades francesas e o parceiro francês da fundação, Code Animal, foi bem-sucedida, apesar da tensão. “A atmosfera era ameaçadora”, disse De Haan. “Para os funcionários do circo, esses animais são como família. Eles trabalharam com eles por anos, então, até certo ponto, eu entendo seus sentimentos. Mas, ao ver as condições em que os animais estavam, ficou claro que precisavam sair.”
Uma vez na Espanha, os leões passarão por um período de quarentena durante o qual sua saúde será avaliada. “Eles parecem saudáveis, mas estão fracos”, observou De Haan. “Anos de confinamento deixaram seus músculos subdesenvolvidos.”
Devido a regulamentações locais, a Stichting AAP não pode abrigar leões em sua instalação em Almere. A ONG fornecerá atualizações sobre as condições dos leões à medida que se adaptarem ao novo ambiente.