A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) informou nesta terça-feira (16) que recolheu em sua sede quatro cavalos com sinais de maus-tratos, apreendidos na madrugada do dia no bairro Uberaba. Segundo informações da entidade, os animais foram primeiramente levados ao Centro de Controle de Zoonozes e Vetores (CCZV) e, na sequência, encaminhados à ONG, no Paraná.
Ainda de acordo com a SPAC, os cavalos estão abaixo do peso e com cascos ruins. Uma égua também teria ferimento no membro posterior direito. A instituição registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) por crime ambiental e assumiu a guarda e o cuidado com os animais provisoriamente.
Até o início da manhã desta quarta-feira, ninguém tinha se apresentado para recuperar os cavalos. Se, no período de dez dias, os responsáveis não forem localizados, os equinos serão encaminhados à adoção para famílias que tenham propriedade com espaço e abrigo adequados, desde que os moradores não utilizem os animais para procriação ou trabalho.
A entidade pede que quem tiver informações sobre os responsáveis pelos animais entre em contato com a DPMA pelo telefone (41) 3356-7047. Além dos cavalos, a SPAC é fiel depositária de duas éguas – “Geada”, resgatada no Sítio Cercado em 5 de novembro de 2012, e “Menina”, resgatada em 3 de julho de 2013. Ambas ainda aguardam o final do processo criminal para serem encaminhadas.
Fonte: Bonde