EnglishEspañolPortuguês

CANADÁ

ONG pede que autoridades acabem com o show de fogos de artifícios nas Cataratas do Niágara pelo bem dos animais domésticos e selvagens

Eles até sugeriram o show de lasers e luzes, utilizado em diversos pontos turísticos, como uma alternativa

4 de junho de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Romain Pontida | Wikimedia Commons

A People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) enviou um presente nesta semana para cada membro do conselho consultivo de turismo nas Cataratas do Niágara, no Canadá. O presente irônico se tratava de um par de protetores auriculares com uma nota lembrando-os que eles podem usá-los enquanto os animais assustados pelos fogos de artifício, não têm essa opção.

A ONG pelos direitos animais entregou os presentes como parte de uma campanha maior e contínua com o objetivo de convencer as autoridades de turismo de Ontário a suspender as exibições de fogos de artifício nas Cataratas, que são prejudicial à vida selvagem e animais domésticos.

“A PETA está pedindo às Cataratas do Niágara que se juntem a muitas outras cidades que agora oferecem shows de laser de tirar o fôlego que não assustam os animais até a morte”, disse a vice-presidente sênior da PETA, Colleen O’Brien, em um comunicado emitido pela organização na segunda-feira (03/06).

Foto: PETA

O Turismo das Cataratas do Niagara, principal agência de turismo de Ontário, patrocina mais de 150 noites de exibições de fogos de artifício nas Cataratas a cada ano, com shows até meados de outubro. Representantes da PETA dizem que não querem estragar a diversão, mas sim que o grupo de turismo mude os fogos de artifício para oferecer uma “alternativa visualmente deslumbrante, como um show de laser”.

Mais de 71 mil pessoas assinaram o documento da ONG em apoio ao esforço de acabar com os fogos de artifício e mudar para um show de laser ou cancelar o show por completo.

A organização relembrou que cães e gatos “são conhecidos por pularem cercas ou quebrarem janelas e portas de tela” para tentar escapar do barulho dos fogos de artifício. Outros animais, incluindo a vida selvagem, são atropelados por carros quando fogem para as estradas, argumenta o grupo.

A pirotecnia também libera toxinas, incluindo mercúrio, monóxido de carbono, alumínio e enxofre, que podem aumentar a quantidade de poluentes no ar em até 42%, indicou a PETA em seu comunicado. “Arruinar uma maravilha natural com fogos de artifício que enchem o ar de toxinas e traumatizem a vida selvagem, animais de companhia e humanos que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático é indefensável”, disse O’Brien.

A ONG há anos faz lobby com autoridades nas Cataratas há anos para encerrar as exibições de fogos de artifício. O grupo também patrocinou outdoors perto do local da queima de fogos na esperança de divulgar sua mensagem sobre os possíveis danos que os fogos de artifício causam aos animais.

Entretanto, as autoridades de Ontário, incluindo a CEO do Turismo das Cataratas do Niágara, Janice Thomson, e o prefeito Jim Diodati, infelizmente parecem não dar o braço a torcer.

    Você viu?

    Ir para o topo