Pesquisadores da ONG Mamíferos Aquáticos soltaram na manhã desta segunda-feira (25), em Aracaju (SE), uma tartaruga verde que havia sido resgatada há dois meses em uma praia do Povoado Pontal do Peba, em Alagoas. O animal foi solto na Praia da Atalaia, na Zona Sul da capital sergipana, pesando 9 kg.
A tartaruga foi submetida a diversos tratamentos no período de dois meses. “Ela chegou com tumores cutâneos, sendo necessário passar por uma cirurgia. Os tumores comprometeram a visão, respiração e a natação”, informou o veterinário, Fábio Teles.
Ainda de acordo com Fábio, para a recuperação do animal foi necessária a ingestão de vitaminas e anti-inflamatórios.
Antes da soltura, a tartaruga foi marcada e identificada com uma placa com GPS. O equipamento irá ajudar os biólogos que realizam o mapeamento dos animais no litoral sergipano.
Espécie
A tartaruga verde é uma espécie comum. Ela costuma utilizar a costa de Sergipe, Bahia e Alagoas para se alimentar na primeira fase da vida. “Já na fase adulta, quando estão aptas para se reproduzirem, elas procuram as ilhas oceânicas, como a Atol das Rocas, Ilhas Trindade e Fernando de Noronha”, detalha o veterinário.
Fonte: G1