Por Raquel Soldera (da Redação)
Neste domingo, 26, a organização em defesa dos animais AnimaNaturalis iniciou uma campanha pelo fechamento de aquários e parques aquáticos em Palma de Maiorca, na Espanha.
Cerca de trinta ativistas com o corpo pintado de azul formaram a figura de um golfinho sob o olhar atento de muitos turistas e da mídia. Enquanto isso, outro grupo de ativistas segurava um cartaz com os dizeres: “Libertem os golfinhos. Basta de prisões para os animais”.
Palma de Maiorca é uma das cidades na Espanha onde existem espectáculos com golfinhos, baleias e outros animais, além de aquários.
Os aquários e parques aquáticos dedicam-se a manter, reproduzir e exibir os animais marinhos, violando sistematicamente os seus direitos básicos: o direito à integridade e, acima de tudo, o direito à liberdade. Além disso, orcas e golfinhos são capturados de seu habitat natural por métodos agressivos e traumáticos: estima-se que 50% dos animais morrem durante a captura, incluindo fêmeas grávidas e filhotes.
A nova campanha visa aumentar a sensibilização da sociedade em relação ao sofrimento dos animais, que se esconde atrás de piruetas e cumprimentos para o público.