EnglishEspañolPortuguês

ONG inglesa pede o fim da exploração de renas em decorações com trenós no Natal

22 de dezembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Getty Images/Istockphoto
Getty Images/Istockphoto

Renas não devem ser usadas nos trenós de Papai Noel porque ficam estressadas demais, alerta a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais (RSPCA), a maior e mais antiga ONG do Reino Unido.

Durante o período festivo, pessoas de todo os lugares planejam visitar as atrações de Natal em feiras e shopping centers locais, muitos dos quais mantêm rebanhos de renas como parte das atrações do feriado.

De acordo com a RSPCA, existem cerca de 1.500 renas vivas usadas em atrações festivas apenas no Reino Unido, e pode parecer um tratamento inocente, mas a ONG afirma que a prática pode fazer muito mal aos animais, levando-os a se estressarem, ficarem indispostos e perderem peso.

A ONG afirma que as renas são frequentemente mantidas em pequenas cercas, o que as deixa ansiosas e pode levar a vários problemas de saúde, como chifres deformados, baixa fertilidade e alta mortalidade de filhotes.

“Entendemos que deve parecer mágico para as pessoas verem uma rena no Natal, mas a realidade é que as renas não são enfeites de Natal e precisam de cuidados especializados, elas se estressam muito facilmente e são muito suscetíveis a uma série de problemas de saúde e bem-estar”. disse o Dr. Ros Clubb, gerente da RSPCA.

“Na natureza, elas estão inseridas em sua própria cadeia alimentar, então escondem naturalmente suas doenças, e estamos preocupados que muitos tutores não percebam que suas renas – que estão participando de eventos festivos estressantes e lotados – estejam fracas ou eles podem não ser capazes de identificar os problemas até que seja tarde demais”.

O especialista acrescentou que o estresse experimentado por renas importadas de outros países pode deixá-las vulneráveis a doenças, acrescentando que “elas não são devem ser mantidas em grupos muito pequenos em espaços confinados”.

“Também existe a preocupação de que aqueles que mantêm um pequeno número de renas nas pequenas propriedades para ganhar dinheiro com elas em eventos sazonais provavelmente não tenham o conhecimento especializado necessário para cuidar adequadamente desses animais”, explicou Clubb.

A RSPCA não é a única organização de direitos animais a considerar o assunto, a PETA vem pedindo boicotes a eventos que “tratam animais como decorações de Natal”.

“O que poderia arruinar a magia da temporada de festas natalinas mais do que ver animais estressados confinados em currais apertados, amarrados ou explorados e forçados a puxar pessoas em trenós?”, disse Elisa Allen, diretora da PETA.

“As renas são animais inteligentes e gentis que devem andar livremente por vastas áreas – não podem ser transportados de um lado para o outro do país como se fossem meros objetos para serem exibidos e admirados em centros comerciais movimentados”.

Tor Bailey, um ativista da ONG Animal Aid, concordou, acrescentando que existem “maneiras muito mais criativas de espalhar a alegria do Natal, sem causar danos aos animais”.

“As crianças não precisam perder nada da diversão. Vamos estender boa vontade e amor incitados pela época natalina a todos, incluindo animais “, disse ela. As informações são do Independent.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo