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BOAS INSPIRAÇÕES

ONG influencia marcas de alimentos a divulgar receitas veganas em suas embalagens 

De acordo com estudos da organização, muitas pessoas são influenciadas a fazer as receitas indicadas nesses recipientes, que 80% das vezes recomendam o uso de carne

1 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
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Foto: Yuriko Nakao/Getty Images

Em resposta à campanha da ONG direitos animais Wakker Dier, sete marcas concordaram em tornar pelo menos 50% das receitas nas embalagens de alimentos veganas ou vegetarianas na Holanda. As concordaram em aumentar a visibilidade de produtos à base de plantas nas embalagens.

“Essas marcas inspiram os consumidores e mostram que você não precisa cozinhar carne”, disse Collin Molenaar, ativista da Wakker Dier. “As embalagens são idealmente destinadas a inspirar os consumidores com pratos simples. E assim elas também podem ajudar as pessoas a escolherem opções à base de plantas com mais frequência.”

Atualmente, mais de 80% de todas as receitas nas embalagens e sacolas recomendam carne vermelha ou peixe, de acordo com uma análise de 657 receitas nas embalagens dos produtos feita pela Wakker Dier.

Dado que muitos consumidores seguem as receitas na parte de trás das caixas, isso incentiva o consumo de carne. Na verdade, 29% das receitas com carne vermelha contêm uma quantidade maior do que a recomendada pelas diretrizes dietéticas. A ONG observa como o Conselho de Saúde dos Países Baixos recomenda uma dieta onde pelo menos 60% do consumo de proteínas de uma pessoa venha de fontes à base de plantas.

Os holandeses consomem 1,8 milhão de quilos de carne todos os dias, o que representa 60% de sua dieta. E, embora no ano passado 49% dos consumidores no país tenham relatado reduzir seu consumo de carne em relação ao ano anterior, dados do governo revelaram que apenas 5,5% são vegetarianos ou veganos. Mas, por outro lado, a partir de junho do ano passado, as vendas no varejo de carne caíram por nove trimestres consecutivos nos Países Baixos, diminuindo 13% em relação a 2019.

Além disso, uma análise de 2022 do Good Food Institute revelou que os Países Baixos são o sexto maior mercado em termos de vendas de produtos à base de plantas, mas seus residentes têm as maiores taxas de consumo per capita de alimentos à base de plantas.

Um dos objetivos da campanha da Wakker Dier é que pelo menos 60% das proteínas vendidas pelos fornecedores de alimentos no país sejam à base de plantas até 2030, e garantir que a quantidade total de proteína vendida não aumente. Este objetivo foi abraçado por nove supermercados e 16 fornecedores de alimentos.

Essas empresas se comprometeram com 50% de proteínas à base de plantas até 2025 – e 60% até o final da década -, concordando em monitorar e relatar publicamente a proporção de plantas e animais de suas vendas. “Esses fornecedores juntos têm um grande impacto para os animais,” disse Molenaar em dezembro. “Se as pessoas experimentarem o quão saboroso e fácil é ter uma dieta à base de plantas, elas também podem continuar esse bom hábito em casa.”

O governo holandês recentemente se tornou a primeira nação da União Europeia a promover eventos públicos de degustação de carne feita à base de plantas.

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