Grupo Ula!
[email protected]
No dia 4 de Junho de 2011, durante a Semana do Meio Ambiente, o grupo União Libertaria Animal, realizou uma manifestação educativa no Calçadão de Campo Grande, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.
A manifestação fez parte da Campanha “Quebre Gaiolas & Plante Árvores”, que é contra o confinamento de animais, independente de legalizações, e a favor da reabilitação e reintrodução no habitat natural. Uma atividade para crianças foi realizada, na qual elas tiveram a experiência de libertar da gaiola um passarinho colorido, com uma mensagem libertária, e escrever num papel coisas ruins para prender na gaiola.
O sentimento de libertação foi intenso e divertido. Elas adoraram e todos os passarinhos foram libertos, deixando a gaiola vazia. Enquanto isso, ocorria ao vivo um bate papo com um pássaro encarcerado em um viveiro. Nessa conversa, muitas dúvidas comuns foram respondidas pelo próprio pássaro, como: O que você faria se não estivesse engaiolado? Você não é mais feliz por ser legalizado? Suas asas doem por não voar a muito tempo? Você poderia voltar a natureza, mesmo depois de tanto tempo em cativeiro? Você não prefere ficar na gaiola, sem fazer nada e ganhando comida e abrigo?
A manifestação educativa e colorida, chamou a atenção das centenas de pessoas que passaram pelo calçadão ao longo de suas 4 horas de duração. Aproximadamente 500 panfletos com informações sobre a campanha, sobre o conflito ético de encarcerar animais e como reintroduzi-los na natureza, assim como panfletos com atividades infantis da Cartilha Ulinha, o poema “Pássaro Cativo”, de Olavo Bilac e DVDs do documentário “Silvestre não é pet”, foram entregues à população pelos ativistas presentes, que se disponibilizavam a tirar dúvidas e conversar.
Agradecemos a participação de ativistas do grupo Katumbaia, Quarta Animal, Gentileza Vegana, Movimento Saúde e ativistas independentes. O material utilizado na campanha (banner e panfletos) está disponível para download no site do Ula, e é de livre reprodução e distribuição.
Mais informações em www.uniaolibertariaanimal.com