EnglishEspañolPortuguês

ONG faz abaixo-assinado para discutir fechamento de zoológico em Alfenas (MG)

8 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Cabeça de jacaré foi cortada
Zoológico de Alfenas está fechado há 2 meses para reformas (Foto: Reprodução EPTV)

Segundo a ONG, os animais deveriam viver em reservas ecológicas e o zoológico deveria ser substituído por um parque municipal. Já os responsáveis pelo zoológico afirmam que nem todos os animais podem ser soltos na natureza.

O jacaré, da espécie papo amarelo vivia no parque há cerca de 15 anos e segundo a polícia, a suspeita é que o animal tenha sido morto a machadadas.

Após o ocorrido, a ONG Anjos de Patas iniciou um abaixo-assinado para discutir o funcionamento do parque de Alfenas. “Animais silvestres e selvagens não servem pra entretenimento humano, eles nasceram pra viver livres na natureza”, explica Renata Santinelli, presidente da ONG.

A intenção da instituição é estimular o debate sobre a necessidade ou não do zoológico. “O objetivo é a gente observar os anseios da população sobre o fechamento do zoológico, se a população concorda ou não em fechar o zoológico”, completa Renata.

A médica veterinária do zoológico, Andrea Aparecida Alves Brandão, afirma que nem todos podem voltar pra natureza. “O animal, pra ser solto, ele tem que passar por um processo de reabilitação e ele tem que ter as características pra poder ser solto. Não é simplesmente só o médico veterinário que vai avaliar.”

O zoológico de Alfenas está fechado há dois meses para o público. A prefeitura quer fazer a manutenção do local, como pintura e limpeza, pra só assim voltar a receber os visitantes. A médica veterinária e voluntária do parque Ana Cristina Terra se preocupa com o destino dos animais.

“Os animais selvagens estão perdendo o habitat deles, pela degradação ambiental que nós mesmos provocamos, então a função de um zoológico não é só manter os animais impossibilitados de estarem soltos para exposição.”

Nota da Redação:
Zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o de Alfenas servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Você viu?

Ir para o topo