Por Lobo Pasolini ( da Redação)
O grupo britânico de direitos animais Uncaged, cujo foco são animais em laboratório, entregou ao governo inglês uma petição com 1,5 milhão de assinaturas pedindo o fim do uso de cobaias em experimentos científicos.
O grupo acredita que essa seja a maior petição de bem-estar animal na história britânica, “o resultado de 15 anos de um esforço épico em centenas de cidades no país. Nós apresentamos a petição agora porque estamos em um ponto crítico nessa controvérsia histórica – o governo britânico tem solicitado a visão do público em pesquisa com animais em preparação para discussões com outros governos sobre uma nova lei europeia. A consulta pública terminou no dia 3 de julho.”
Em um comunicado à imprensa, Uncaged disse que “a petição cita razões morais e científicas para proibir experimentos com animais. Mesmo pesquisadores que usam cobaias admitem que experimentos em laboratório inevitavelmente causam dor, sofrimento e agonia nos animais. Existe também crescente evidência de que os resultados de experimentos com animais não são confiáveis e às vezes perigosos, ao passo que métodos não animais oferecem mais precisão e segurança.”