Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
A associação de proteção de Animais (ASPA) denunciou aos proprietários de um circo, localizado no sul da capital de Santiago del Estero, na região norte da Argentina, por alimentar a tigres e leões com cães abandonados.
A denuncia foi apresentada pelo advogado Horacio Aníbal Patto, presidente da ASPA, no Tribunal de Magistrados de Instrução do Criminal e Correcional, na localidade. As informações são do Clarín.
Através de uma liminar, Patto reclamou ao juiz Ramón Gómez, o encerramento imediato do circo. A demanda também levou à intervenção da Câmara Municipal da localidade, que aprovou na lei uma ordenação que “proíbe o uso de animais na realização de espetáculos públicos”.
O advogado revelou que o circo não teria as autorizações necessárias para operar, e também adicionou na sua denuncia um relatório de uma ONG, que oferece uma série dos problemas enfrentados pelos animais ao habitarem um cativeiro.
De acordo com os testemunhos de vizinhos e moradores, o circo alimenta os leões com cães abandonados.
A queixa foi apresentada no Tribunal Criminal 3, a cargo do Dr. Dario Alarcón na espera dos desenvolvimentos que possam surgir.