Enquanto incêndios florestais mortais devastam o sudeste da Coreia do Sul, grupo de proteção animal resgata animais domésticos em áreas afetadas.
O ONG Lucy’s Friends, uma coalizão de 20 organizações, informou nesta segunda-feira (24/03) que está realizando missões de resgate de animais desde domingo na província de Gyeongsang do Norte, uma das regiões mais atingidas por um dos piores incêndios florestais da história do país.
A ONG afirmou que já resgatou 24 animais na região, incluindo cães, gatos e cabras que estavam presos ou abandonados em casas e fazendas. Além disso, descobriu uma fazenda ilegal de criação com mais de 100 cães em Uiseong, mas não conseguiu resgatá-los porque o dono se recusou a abrir mão dos direitos sobre os animais.
O Lucy’s Friends explicou que decidiu agir porque muitos moradores de Uiseong, por serem idosos, não conseguiram levar seus animais ao evacuarem. O condado tem uma das populações mais envelhecidas do país.
Segundo dados oficiais da província de Gyeongsang do Norte, em 30 de dezembro de 2024, 47,5% da população de Uiseong tinha 65 anos ou mais – o percentual mais alto da região. A província como um todo tem 26% de idosos, taxa superior à de todas as outras regiões da Coreia do Sul, exceto Jeolla do Sul (27,2%).
As autoridades continuam lutando para conter os incêndios que se alastram por várias áreas das províncias de Gyeongsang, deixando mortos e milhares de desabrigados. Os maiores focos, em Uiseong, Andong (Gyeongsang do Norte) e Sancheong (Gyeongsang do Sul), ainda não estavam controlados até esta segunda-feira, dia da ação.