O hospital atende animais selvagens desde novembro de 2018, e já salvou vidas de ursos e leopardos.
O primeiro hospital veterinário de elefantes na Índia abriu no final do ano passado, e desde então, tem tratado de animais doentes e lesionados.
Esse centro médico especializado foi construído pelo grupo pelo bem-estar animal, Wildlife SOS, uma organização sem fins lucrativos que resgata animais selvagens pela Índia, fundada em 1995.
Ao longo dos anos, o grupo já resgatou muitos ursos, leopardos, tartarugas e, é claro, elefantes; desde sempre tentando ajudar com o máximo que puderem para com todos os animais.
Desde 2008, a instituição já salvou um total de 26 elefantes de condições terríveis de vida, em situações que aperta o coração de qualquer um. Geralmente, esses animais são salvos de cruéis atrações turísticas como os circos, templos, parques de montaria em elefantes e de “donos privados”.
A Wildlife SOS atualmente dirige dois santuários de elefantes na Índia: o Elephant Conservation and Care Centre, em Mathura, e o Elephant Rescue Center, em Yamunanagar.
O hospital veterinário nasceu com a urgência da instituição em ter estabelecimentos com instalações e ferramentas que pudessem ajudar os elefantes resgatados – já que muitos destes mamíferos chegam exaustos e debilitados depois de anos de exploração e alimentação inapropriada.
Aqui no Brasil, temos ONGs como a Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, que resgata animais silvestres, cuida de sua saúde, reabilita seus instintos, e retorna o animal ao seu habitat natural – hoje, com baixo número de doações para fechar as contas da alimentação dos animais.