A Chicote Nunca Mais atua dede 2008 no resgate e acolhimento de cavalos de carroça explorados em Porto Alegre e região metropolitana do Rio Grande do Sul. No santuário, animais que antes conheciam o estalo do chicote, encontram, hoje, uma segunda chance. A paz e a liberdade tomam lugar.
Atualmente, a ONG abriga 35 cavalos. O custo mensal atinge a casa dos 14 mil reais – incluídos, neste, a alimentação, hospedagem e atendimentos veterinários. Neste mês, a ONG atingiu somente uma parte do valor necessário para o sustento. As despesas na Chicote Nunca Mais provém principalmente de doações.
Seja com a tutela de cavalos, apadrinhamento ou doações espontâneas, a colaboração mútua é o que mantém a ONG em funcionamento.
Apesar das dificuldades, a Chicote Nunca Mais ganhou o prêmio Destaque em Veterinária 2016 do Conselho Regional de Medicina Veterinária. A premiação acontece essa sexta-feira, dia 2, na Expointer, em Esteio/RS às 18h.
O apoio da comunidade é o fator determinante para que a ONG dê seguimento à suas atividades. A exploração nas carroças já não pode mais ser invisível diante dos olhos das autoridades e cidadãos.
Caso alguém tenha interesse em ajudar o trabalho da ONG, ou quiser conhecer mais sobre as atividades realizadas, acesse o site Chicote Nunca Mais, ou sua página no Facebook.