EnglishEspañolPortuguês

REABILITAÇÃO

ONG chega ao Paquistão para cuidar de ursos explorados por humanos

Eles eram torturados para aprender a dançar e em uma prática chamada bear baiting, na qual são atacados por cães. O resgate foi feito por autoridades paquistanesas

5 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Four Paws

Uma equipe de especialistas da ONG Four Paws chegou a Islamabade, capital do Paquistão, hoje (05/04) para ajudar oito ursos explorados em danças e bear baiting, resgatados pelas autoridades locais, e para discutir como irão levá-los a santuários.

A equipe viajou ao Paquistão em resposta a um pedido urgente da Islamabad Wildlife Management Board para apoiar as autoridades locais com o tratamento veterinário e a castração dos oito ursos. “É crucial avaliar a saúde de todos os ursos e nossa prioridade é castrá-los para evitar a reprodução indesejada”, disse o veterinário da Four Paws, Dr. Amir Khalil, que está liderando a ação no país, em comunicado. “Dessa forma, podemos garantir uma gestão ética da vida selvagem no futuro.”

Khalil explicou que os ursos serão levados para um centro de resgate para passar por uma reabilitação antes de serem levados para santuários. “Apoiaremos a preparação de recintos para as novas chegadas no centro de resgate e garantiremos cuidados adequados para todos os animais no futuro”, declarou.

O presidente e CEO da organização, Josef Pfabigan, também destacou que a Four Paws testemunhou o sofrimento dos ursos explorados para entretenimento humano por décadas. “A Four Paws aplaude a ação que o governo paquistanês está tomando contra práticas tão cruéis, e estamos felizes em trabalhar juntos nesta causa importante”, disse ele. “Com nossa colaboração bem-sucedida, a Four Paws visa encontrar soluções sustentáveis de longo prazo para os animais e ajudar as autoridades a fazerem cumprir efetivamente o fim das práticas ilegais de dança de ursos e bear baiting no Paquistão.”

O bear baiting continua sendo uma realidade no país, onde os ursos são submetidos a lutas contra cães treinados para entretenimento, embora a prática tenha sido declarada ilegal há muito tempo. Essas lutas causam graves traumas físicos e psicológicos nos ursos, muitas vezes resultando em dentes quebrados, focinhos perfurados e remoção de garras.

Os ursos de dança são criados em cativeiro forçados a fazer truques para entretenimento. Seus métodos de treinamento incluem medidas dolorosas como placas de metal quente e anéis de metal através de narizes e mandíbulas sensíveis, permitindo que os proprietários exerçam controle sobre eles.

As duas práticas cruéis são realizadas na região há muito tempo, introduzidas na sociedade local como um esporte pelos britânicos.

    Você viu?

    Ir para o topo