Na última segunda-feira (13), duas cadelas, Pitucha e Pretinha, foram levadas pela ONG Patinhas Carentes até uma clínica veterinária para serem castradas, no bairro Ulisses Guimarães, em Joinville, no Norte de Santa Catarina.
Segundo informações da NDTV, a ação faz parte das atividades da organização, que por meio de parcerias, realiza castração em fêmeas, trazendo benefícios aos animais. A castração evita doenças, como cistos ovarianos e aumenta a expectativa de vida do animal.
Ao longo de dois anos, o projeto já contabiliza mais de 250 cirurgias realizadas em quatro clínicas parceiras. A ONG também oferta exames de sangue e os remédios pós-cirurgia para pessoas sem condições financeiras.
O serviço é gratuito e é custeado através da arrecadação de tampinhas de plástico para vender a recicladores de plástico. Com o dinheiro disponível, as protetoras contratam o serviço das clínicas.
“Para cada fêmea cadastra, nós precisamos de no mínimo 15o kg em tampinhas”, segundo uma as protetoras da ONG, Nadizir Pabst.
A ação necessita de apoio da população para continuar, Nadizir relata que é fundamental esse suporte. “A importância do projeto é que todo cidadão consiga ajudar a gente, doando uma tampinha”.
A protetora destaca que os projetos podem utilizar todas as tampinhas.
“É válido os todos os tipos de tampinha e de qualquer garrafa: óleo de cozinha, shampoo, produtos de limpeza, refrigerante e água”.