EnglishEspañolPortuguês

PLANETA TERRA

Onde fica a primeira geleira extinta por causa das mudanças climáticas

Imagens capturadas entre 1986 e 2019 mostram como a geleira foi desaparecendo ao longo do tempo por ação das mudanças climáticas

31 de março de 2025
Tainá Rodrigues
3 min. de leitura
A-
A+
Geleira Okjökull, na Islândia, foi declarada extinta em 2014. Foto: Imagens do Observatório da Terra da NASA por Joshua Stevens, usando dados Landsat do US Geological Survey

Satélites da Nasa capturaram, em 2019, as imagens que você vê acima do declínio da geleira Okjökull, no vulcão Ok, na Islândia. Cientistas islandeses fizeram um memorial no topo do vulcão para a geleira, que foi declarada extinta em 2014.

Em 1901, um mapa geológico identificou que a geleira ocupava uma área com cerca de 38 quilômetros quadrados. Em 1978, imagens capturadas identificaram que a área caiu para 3 quilômetros quadrados e atualmente restam menos de 1. Os registros foram feitos pelo Thematic Mapper (TM) no Landsat 5 e pelo Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8.

Na imagem de 1986, é perceptível notar uma grande área cheia de neve. No registro de 2019, existem pequenas manchas pontuais de gelo. Além disso, é notável que existem poucas regiões com água derretida, algo que pesquisadores associam a massa de ar quente que estava indo da Europa continental para a Groenlândia e acabou alcançando a Islândia.

A formação de uma geleira leva anos para acontecer a partir da compactação do gelo. Durante o processo, o gelo se desloca para baixo por causa da gravidade e flui ao longo do terreno montanhoso — formando uma grande área com gelo.

Imagem capturada em 1 de agosto de 2019 da geleira Okjökull. Na área circulada é possível ver seu declínio. Foto: Observatório da Terra da NASA por Joshua Stevens, usando dados Landsat do US Geological Survey

No entanto, com as mudanças climáticas, Okjökull começou a sumir e sua massa não era suficiente para deslizar ao longo do vulcão. Assim, a geleira se transformou em pequenos pontos de gelo.

Na língua islandesa, o termo jökull significa “geleira” e a Islândia tinha um grupo composto por 8 geleiras regionais, denominado Langjökull, no qual Okjökull fazia parte. Cerca de 10% da ilha, era coberta por gelo e com sua perda, o local não tem mais os mesmos traços ambientais.

A perda de gelo pode impactar os suprimentos hídricos da região, além da estrutura da própria montanha, uma vez que a área fica sem o peso da geleira.

Anteriormente, geleiras já sofreram declínios de existência na Islândia. Mas para os pesquisadores, o fim da Okjökull foi mais grave. Um filme sobre o monumento natural está sendo produzido pela Universidade Rice, no Texas.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo