Os primeiros meses de 2025 foram preocupantes em relação à fauna marinha no Litoral Sul de Santa Catarina. Segundo levantamento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no trecho 1, que abrange os Molhes da Barra, em Laguna, e a Praia da Luz, em Imbituba, foram encontradas 13 toninhas mortas entre janeiro e fevereiro. Entre os animais, alguns foram encontrados vandalizados.
Conforme o PMP-BS, seis toninhas apresentavam marcas lineares compatíveis com interação humana, indicando possível emalhe de redes de pesca. O restante estava em estágio avançado de decomposição, impossibilitando a identificação da causa da morte.
Três animais ainda foram vistos vandalizados, com pedaços de madeira preso ao corpo, corda, ou até garrafa PET com concreto fixadas na cauda. Uma delas foi encontrada com um tecido amarrado também na cauda, e após necropsia, foi constatado que a ação foi feita enquanto o animal ainda estava vivo.
O que é uma toninha
A toninha — Pontoporia blainvillei — é um pequeno golfinho ameaçado de extinção, encontrado exclusivamente na costa do Brasil, Uruguai e Argentina. De acordo com especialistas, elas sofrem grande impacto devido à pesca acidental, poluição e degradação do habitat.
Como denunciar
A população, caso encontre aves marinhas, tartarugas ou mamíferos marinhos debilitados ou mortos na praia, pode entrar em contato com o PMP-BS/Udesc através do telefone 0800 642 3341 ou (48) 99116-0264.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Fonte: NSC Total