Ao voltar para casa após o trabalho, a professora Daniela Tomini de Abreu encontrou seu gato agonizando. Quenai, assim como os outros animais da família, tinha o costume de ficar no quintal da casa. Por um descuido, o gato foi parar na rua, onde acabou sendo envenenado.
O pior: Segundo o motorista Sandro da Silva Belonga, morador da região de Cidade Tiradentes (na zona leste da capital paulista), há dois anos alguém tem envenenado gatos dos vizinhos.
– Como eles são animais de hábitos noturnos, vão parar nas casas das outras pessoas. Há quem não goste e coloque veneno para matá-los.
Os corpos de outros animais, mortos da mesma forma, são jogados sempre perto de um muro escolar. Até agora, não se sabe a identidade do responsável pela crueldade.
Só na última semana, pelo menos oito gatos foram exterminados com o uso de chumbinho, um veneno usado para matar ratos.
Marco Ciampi, diretor da ONG Arca Brasil diz que, diariamente, recebe denúncias de violência contra animais. Apesar de ser um crime, a falta de flagrante dificulta a ação policial.
Recentemente, moradores da Casa Verde, bairro da zona norte de São Paulo, ficaram desesperados: cães estavam sendo vítimas de envenenamento também por chumbinho. Em apenas um fim de semana, 28 animais foram exterminados no bairro.
Além disso, algumas pessoas que vivem na região chegaram a receber ameaças pelo correio. O remetente se identifica como “vizinho indignado”. Saiba o que ele diz na correspondência assistindo ao vídeo.
Fonte: R7