EnglishEspañolPortuguês

Onças voltam para "casa" em Miranda (MS)

19 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução/ EPTV)

No blog do biólogo Henrique Villas Boas Concone, que trabalha no Projeto Gadonça, não há como não se emocionar com duas coisas: a simplicidade com que ele proseia sobre a rotina no Pantanal Sul do Brasil e a história do sumiço de duas onças-pintadas (Panthera onca), Orelha e Grandão, que causaram angústia em quem luta para mantê-las protegidas dentro da Fazenda San Francisco, em Miranda (MS). Como não dá para riscar no chão os limites geográficos, nada impedia que elas circulassem fora dessa divisa. Resultado: desde o final de 2009 haviam sumido, sem deixar rastro. Se tinham sido mortas, ninguém também sabia dizer.
Mas numa espécie de “recompensa”, eis que surge a Borboleta, onça que começou a ser avistada em 2010 e ganhou este nome por trazer, na testa, o desenho do inseto. Num de seus inúmeros avistamentos, veio a primeira surpresa: Grandão estava acompanhado dela. Fazia mais de dois anos e meio que não havia notícias dele.
E veio a pergunta que não queria calar: que fim terá levado seu companheiro inseparável, o Orelha? Na primeira semana deste ano veio a resposta: também estava fazendo a corte para Borboleta no corixo. Em dado momento, Henrique Villas Boas Concone escreve: “Obrigado Borboleta, por trazer de volta os dois pra casa, ou no mínimo deixar a gente saber que eles estão vivos e bem! Espero sinceramente que eles continuem na área, e que muito mais gente possa sentir o prazer de vê-los”.
(Foto: Reprodução/ EPTV)

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo