EnglishEspañolPortuguês

ACOLHIDAS POR ONG

Onças-pintadas mergulham em lago artificial para se refrescar do calor em Jundiaí (SP)

14 de novembro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A região de Sorocaba (SP) teve o dia mais quente do ano na segunda-feira (13). Em Jundiaí (SP), as temperaturas também estão nas alturas e, para se esquivar do calor, a Associação Mata Ciliar conta com um lago artificial para que as onças-pintadas possam se refrescar.

O lago artificial da associação foi construído dentro do recinto onde as onças ficam. Vez ou outra, quem trabalha no local coloca peixes para que elas possam “pescar”, como forma de manter o comportamento natural do animal mesmo estando em cativeiro.

“Além de possuir a mordida mais potente do mundo, o maior felino do continente americano também é uma excelente nadadora. A onça-pintada usa essa habilidade, principalmente, para caçar, e os indivíduos que estão sob nossos cuidados também a utilizam para se refrescar em dias quentes, exercendo uma ótima atividade natural e evitando possíveis consequências do calor”, publicou a Mata Ciliar nas redes sociais.

Atualmente, a entidade cuida de 23 onças, entre pardas e pintadas. Segundo a tratadora da associação, Giovanna Tiffany Teatto, “nadar é um dos comportamentos naturais das onças-pintadas e, mesmo em cativeiro, elas o expressam com o intuito de pescar a sua alimentação. E ainda evita os comportamentos estereotipados por conta do estresse de não estar em seu habitat natural.”

Alerta vermelho

A Defesa Civil emitiu um alerta para todo o estado de São Paulo para uma forte massa de ar quente e seca, que atingiu também a região de Sorocaba e Jundiaí na segunda-feira. Conforme o órgão, os termômetros podem chegar a 38ºC e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo