A onça encontrada no início do mês de setembro em uma chácara, em Ribeirão Preto, já recebe cuidados na ONG Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).
Os bombeiros fizeram o resgate e levaram o animal para um zoológico da cidade até que tivesse condições de ser transferido para a ONG, especializada no tratamento e recuperação de felinos.
O macho de aproximadamente dois anos está bastante machucado, com um corte na cabeça e outro próximo ao pescoço. Os bombeiros acreditam que os ferimentos foram provocados por um facão ou um tiro de raspão. A veterinária Ana Maria Araújo conta que foram necessárias três camadas de pontos para fechar o ferimento. “a primeira foi na musculatura mais profunda para fechar mesmo e não ter problemas com o crânio, depois uma camada intermediária e, em seguida, a pele”, explica a veterinária.
O comportamento arisco faz com que os veterinários acreditem que o animal não tinha convívio com os seres humanos. Por isso, o foco agora é a recuperação para que a onça possa voltar logo para a natureza. “Vamos analisar e monitorar diariamente o comportamento do animal, alimentação e cicatrização dos ferimentos. Quando ela estiver apta vamos planejar a soltura em um local adequado”, esclarece o biólogo, Rafael Barbosa.
A expectativa é boa para a recuperação e há apostas que em um mês a onça já esteja apta para voltar à natureza.
Fonte: G1