A onça pintada que ficou famosa após fugir duas vezes do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) deve ganhar liberdade nos próximos 15 dias. Segundo o biólogo e coordenador do Cras, Elson Borges, já está tudo pronto para o retorno do felino ao seu habitat natural.
O Cras está aguardando a liberação do helicóptero que transportará o animal e a demarcação do local exato onde a mesma será solta na bacia do rio Paraná. Segundo o biólogo, o local não será divulgado para evitar problemas com proprietários rurais que não querem o animal no local. A onça ficou isolada após ser capturada pela segunda vez. O animal não recebeu visita para evitar o contato com o homem. Neste período, a onça que tem um ano e dois meses de idade e come 4 quilos de carne por dia, ganhou 15 quilos e agora pesa 60 quilos.
A “onça fujona” recebeu um rádio-colar e será monitorada pelo Cras, por meio do Centro Nacional de Pesquisa em Grandes Predadores. Atualmente, o Cras abriga 10 onças e não tem estrutura para receber outros felinos. Segundo Elson, das dez onças, nove são pardas.
Histórico
A onça fugiu pela primeira vez no dia 29 de outubro de 2010, sendo recapturada dois meses depois por meio de armadilhas colocadas dentro do Parque Estadual do Prosa. Entretanto, após dois dias presa, a onça conseguiu fugir novamente, sendo recapturada somente no dia 14 de fevereiro deste ano.
Fonte: Capital News