EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA

Onça-pintada se esconde do fogo e jacaré morre queimado durante incêndio em parque no Pantanal

20 de outubro de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Uma onça-pintada foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. O fogo já dura 17 dias e as chamas se intensificaram na terça-feira (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso.

No vídeo gravado pelo fotógrafo, Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça ofegante, em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos. No mesmo registro, é possível ver um jacaré morto, com diversas marcas de queimadura pelo corpo.

O pesquisador da ONG Panthera, Fernando Tortato, disse que as queimadas e os incêndios fazem parte da natureza e que existem muitas espécies que estão adaptadas ao fogo, no entanto, o problema é que, atualmente, grande parte desses incêndios estão ocorrendo de maneira criminosa.

“O que nos preocupa é a frequência que esse incêndio vem ocorrendo nos últimos anos por falta de planejamento do estado e dos Bombeiros. Esses incêndios acabam afetando muito as populações de pequenos vertebrados, serpentes, répteis e anfíbios”, explicou.

Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), o fogo já atingiu cerca de 15 mil hectares do parque Encontro das Águas. O fogo teve início no dia 1° de outubro, em uma fazenda vizinha ao parque. A entidade ressaltou que a situação é grave e que, em 2020, a mesma região teve mais de 90% da área atingida pelo fogo.

Nesta sexta, Mato Grosso deve receber reforços de brigadistas de Corumbá, Mato Grosso do Sul, para combater o incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas no Pantanal, que fica localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. O fogo dura 17 dias e 15 mil hectares já foram atingidos pelas chamas, segundo o Instituo Centro de Vida.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio é o mesmo monitorado e combatido há 17 dias atrás. O governo do estado explicou que a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Imagens feitas por populares mostram o local em chamas e com muita fumaça.

Foto: Wellington Nascimento/TVCA

O incêndio

O fogo teria se espalhado na terça-feira (17) e, segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, o combate vem sendo realizado com o uso de aeronaves. De acordo com os bombeiros, outras cinco equipes, que estão no parque, e a Sala de Situação Central, em Cuiabá, analisam possíveis estratégias para ampliar o combate em solo.

Ao todo, 40 bombeiros, brigadistas e militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) trabalham para controlar o fogo que avança pelo Pantanal. A ação de combate ainda conta com três aviões, um helicóptero, dois caminhões auto tanque, dois caminhões pipa, um caminhão auto bomba tanque florestal e dez caminhonetes.

Os militares também informaram que a causa do incêndio ainda está sendo investigada. Até o momento, não foi divulgado quanto da área foi queimada.

Os bombeiros relataram que, desde o início do mês, estão atuando no combate de incêndios e monitorando o Pantanal via satélite.

O parque

O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.

O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo