Uma onça-pintada, espécie criticamente ameaçada de extinção, morreu após ser vítima de um atropelamento na rodovia MT-242, na região de Nova Ubiratã, no Mato Grosso. O animal foi encontrado nas margens da estrada por colaboradores da concessionária que administra o local.
O responsável pela morte do animal silvestre fugiu do local e, infelizmente, não foi identificado pelos órgãos competentes. Representada pelo coordenador Wagner Lisboa, a empresa informou que lamentavelmente acidentes como estes estão se tornando comuns.
Ele espera que a divulgação da morte da onça desperte a consciência dos motoristas que trafegam pela MT-242. “Temos que deixar o alerta para os motoristas que trafegam por ali. Eles precisam ter mais atenção”, disse em entrevista ao portal G1.
Onças-pintadas podem estar a um passo de desaparecer completamente. Censos realizados pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros (Cenap), do Ibama, apontam que existem poucos indivíduos da espécie lutando para sobreviver em habitats fragmentados devido a ação humana e expansão urbana.
Além da destruição de sei bioma natural, estes grandes e belos animais são constatemente vítimas de atropelamentos e caça.