Uma onça-pintada fêmea fugiu da jaula, atacou e matou uma fêmea de leopardo com uma mordida no pescoço, no jardim zoológico do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu no último dia 2, quando o local estava fechado à visitação para manutenção.
A Fundação Rio Zoo informou que investiga se houve falha de funcionários ou falha na fechadura da jaula. O resultado deve ficar pronto até o fim do mês.
Fonte: R7
Nota da Redação: Esses animais confinados em uma jaula são privados de seus direitos fundamentais. É bastante compreensível que a onça, enfadada, estressada e fora do seu habitat, diante de uma oportunidade de liberdade, tenha manifestado uma reação que figura o mal-estar a que é submetida todos os dias. Os zoos são lugares de aprisionamento, onde os animais não têm qualidade de vida, pelo contrário, sofrem e morrem lentamente. Animais silvestres devem viver soltos na natureza e não servir para regozijo humano. Os pais que levam seus filhos para visitar um zoo ensinam às crianças a ideia errônea de que ali é um bom lugar para os animais e que o confinamento destes significa que não têm valor como seres vivo, merecedores de respeito.